segunda-feira, 16 de junho de 2014

No papel, decepções e certezas

Eu sei que o dia começou com uma chinelada, mas vou fechar o Grupo F primeiro só pra ficar certinho. É rápido.


O primeiro empate da Copa foi sem gols e sem graça. Um jogo aberto, veloz, sem tática, sem criação e bem duro. No papel, a seleção da Nigéria é superior com o bom goleiro Eneyama e os meias Mikel e Moses, mas não fez nada em momento nenhum. Foi a primeira decepção africana do dia. Torcida vaiou 60% do jogo e os dois times se complicaram na competição.


E sabe por que se complicaram? Porque se igualaram a Bósnia e agora acho que qualquer um dos três pode ficar com a segunda vaga desse grupo (sorte da França, que deve ser a primeira do grupo E e vai pegar uma seleçãozinha nas oitavas). A Argentina vai nadar de costas com o Irã, enquanto Nigéria e Bósnia devem fazer um jogo duro de ver para ver quem ainda tem chance na competição. Quem perder, deve vazar.


Mas vamos ao que interessa: ao clássico europeu que mais impressionou pelo destempero português do que pela goleada alemã. Venhamos e convenhamos: se o pênalti no Fred e o do Diego Costa foram marcados, o do Götze tinha que ser também (by the way: pra mim, nenhum dos três foi pênalti). Isso aumentou o nervosismo de Portugal que ainda tinha a maior torcida do estádio, porém, Cristiano Ronalo foi vaiado os 90 minutos que esteve em campo. Dá pra explicar? O cara é craque, a torcida era maior e a galera vaia? É o quê? Inveja? Eu hein...

Bom... a favoritíssima Alemanha não tem nada a ver com o problema psicológico dos portugueses que ainda tiveram lesões preocupantes e uma expulsão imbecil de um brasileiro idiota. Portugal já tem uma seleção mediana que depende de um único jogador (que está no limite) e ainda tem esse monte de cagada? Vai Müller! Que fez três no jogo e abriu o caminho pra artilharia da competição e para a vitória do campeonato. Essa Alemanha é a mesma que na última Copa ficou em terceiro, mas teve 4 anos pra amadurecer e se tornar uma potência em eficiência. Costumam dizer que não tem craques e que conta é o coletivo, mas eu penso que todos os jogadores são craques. Só uma zebra, tira a Alemanha do final.


Um gol aos 30 segundos desarma qualquer esquema tático. Só que Gana tem feito boas exibições em Copas e dava pra acreditar numa virada... E foi a segunda decepção africana do dia. Mesmo dominando o jogo com jogadores como Asamoah, Muntary, Ayew e Boateng, a seleção ganesa parecia afobada demais, com jogadas inconclusivas e impensadas. Os EUA vieram com a tal perseverança de sempre e ainda estavam com um jeitinho mineiro, daqueles que comem pelas beiradas. Com o gol relâmpago, puderam administrar a partida com uma defesa insegura porém ativa e contra-ataques perigosos. Acho que o resultado de empate seria mais justo pelo que foi o jogo. No papel, Gana é melhor, mas foi premiado o time mais tático.


E agora Portugal tem que partir pra cima dos EUA, que provavelmente vão tentar segurar o empate com as duas seleções europeias pra ficar com a segunda vaga. Mas Portugal tem que ganhar se ainda pretende ficar na competição, assim como Gana, que terá que se jogar por inteiro contra a Alemanha e pode se ferrar nisso. O interessante é que mesmo com a chinelada que garantiu o favoritismo alemão, esse desespero pela segunda vaga torna esse grupo bem interessante.

Nenhum comentário: