sexta-feira, 13 de junho de 2014

O mundo da bola também gira


Mas que pelada! Jogo aberto demais, com pouca tática e muitos buracos. Tanto México quanto Camarões apresentaram alguns raros momentos de bom futebol, mas no geral foi de mediano pra fraco. Acontece que, infelizmente, a arbitragem novamente chamou mais atenção do que o futebol: dois gols mexicanos foram anulados erradamente pelo bandeirinha. Ainda teve um gol anulado de Camarões, porém, esse foi correto. Com isso, a vitória mexicana acabou sendo ao menos justa.


Primeira rodada termina do jeito que se imaginava, com Brasil e México no topo. A Croácia não deve estar nada satisfeita com a parte de baixo do grupo, mas não pode se abater após o resultado complicado contra o Brasil, porque tem muito mais time do que os outros adversários. Com isso, a próxima rodada vai ser fogo! Brasil enfrenta o México e ambos querem ir tranquilos para o último jogo, enquanto Croácia e Camarões precisam vencer para se manter na disputa. É só a Croácia deitar e rolar pelo lado esquerdo que leva fácil. Já o Brasil vai sofrer bastante...

E aí... Chocolate com laranja é bom demais!


Depois dessa piada infame (uma pena que a Fúria Vermelha veio de branco e a Laranja Mecânica holandesa veio de azul escuro), vamos ao fato principal: de que adianta ter a posse de bola se qualquer objetividade? De que adianta não saber jogar com o placar adverso e sobre imensa pressão? Ah... não dava pra perder a piada depois de ver essa imagem aí do lado. Considerando que os holandeses estão treinando no campo do Flamengo na Gávea (que eles reformaram!), fica ainda melhor! HAHAHA

A Holanda veio pra se vingar da última Copa, quando perdeu por causa de um único deslize fatal. Veio intensa, com força sufocante (em alguns momentos desproporcional) e na habilidade dos craques Van Persie e Robben. Já o timaço da Espanha veio pra mostrar uma superioridade - que já vem sem questionada com a campanha ruim do Barcelona - e foi desmontada pelas falhas de seu capitão Casillas. Adiantado num gol, batido em outros três, seus companheiros não sabiam o que fazer pra enfrentar a adversidade. Parece que o Brasil não dá sorte pra Fúria (e que continue assim!).


Vale destacar que o gol espanhol foi num lance igual ao do jogo do Brasil: Diego Costa deu uma bela cavada e convenceu o juiz. Será que vão parar de falar do jogo do Brasil agora? Acredito que esses erros de arbitragem constantes farão a Fifa refletir bastante sobre a tecnologia no futebol


Eu disse que acreditava no Chile. E quando eles cantam seu hino até o final (como o Brasil), mostram que eles também acreditam que podem fazer bonito. Vieram sufocantes (me lembraram novamente o Brasil na Copa das Confederações), mas não aguentaram o tempo todo. Com isso, deram espaço para a Austrália gostar do jogo e partir pra dentro (principalmente no jogo aéreo). Não foi um jogão, mas foi interessante com possibilidades até o fim.


O grupo B bagunçou um "pouco" as expectativas (ou alguém aqui acreditava que a Espanha seria a última do grupo???). Até acreditava-se num empate entre as seleções europeias, mas nunca em uma vitória humilhante da Holanda. Isso aproxima ainda mais a Espanha do caminho do Brasil nas oitavas... ou será que vem o Chile (porque os espanhóis não irão se recuperar do baque)? O jogo Espanha e Chile promete ser sensacional! O Chile tem fraquezas, mas deve vir com uma fome holandesa. Só fico imaginando o passeio da Holanda sobre a Austrália. Acho até que vale a pena poupar alguns jogadores.

Um comentário:

Graça disse...

Se quero ser bem honesta a briga entre Espanha e Holanda durou de 1568 a 1648, quando essa última conseguiu de vez separar-se do Império Espanhol. No meio desse período ainda brigaram pelo domínio do mar e a Holanda chegou a invadir o nordeste brasileiro. Daí porque, em Pernambuco, existe tanto Vanderley = do sobrenome holandês Van der Ley (ou "da família que trabalha com ardósias).
Mas minha contribuição mesmo vem através de Leila Diniz e Milton Nascimento:
"Brigam Espanha e Holanda
Pelos direitos do mar
O mar é das gaivotas
Que nele sabem voar
O mar é das gaivotas
E de quem sabe navegar.

Brigam Espanha e Holanda
Pelos direitos do mar
Brigam Espanha e Holanda
Porque não sabem que o mar
É de quem o sabe amar"

Bem se, simbolicamente, o uniforme azul foi a representação do Mar, definitivamente a Holanda foi a grande navegadora e amou profundamente o Mar.