quinta-feira, 12 de junho de 2014

E a bola rolou!


E começou a Copa do Mundo no Brasil! Vamos por partes:

A ABERTURA
Cá pra nós: pra quê abertura com balé numa Copa? Nos Jogos Olímpicos, a abertura serve para a apresentação das delegações, mas na Copa do Mundo não serve pra nada. Acho desnecessário e ainda machuca o gramado. A abertura da Copa do Mundo é um jogo de futebol e ponto final. Dito isso... é sério contratar uma belga pra coreografar qualquer coisa num país que tem o Carnaval do Rio de Janeiro, Parintins, as festas de São João no Nordeste, Ana Botafogo, Deborah Colker, Carlinhos de Jesus etc etc etc???

O HINO
Olha... sei que já vimos isso na Copa das Confederações e nos emocionamos. Sei que só somos patriotas nesses momentos... mas que é foda ver a torcida toda seguindo como nosso hino, ah... isso é! Se eu fosse um jogador nessa situação, eu chorava igual criança, igual ao Júlio César, igual ao Thiago Silva... Do caceta! Nosso hino com palavras complicadas (para o público em geral) vira música pra quaisquer ouvidos. By the way.... Cadê Vanusa???

A TORCIDA
A torcida fez bonito: ajudou a seleção e não esmoreceu com o gol contra. Vale a crítica social: alguém achou um negro na torcida? By the way... vale vaiar, mas xingar a responsável elo país, independente da situação, é falta de educação (tá... já que não tem investimento em educação

O JOGO
Foi 3 a 1, mas só teve gol do Brasil nesse jogo! A pressão de se jogar uma abertura de Copa do Mundo em casa deve ser devastadora. Agora imagina você abrir o placar com um gol contra? Nem consigo imaginar o que se passou pela cabeça do Marcelo. Pelo menos, mostramos um poder de superação. De resto, o Brasil foi eficiente e proativo, mas não foi vistoso e sufocante (só fez 5 faltas). A Croácia fez o jogo que se esperava, segurando as pontas atrás e vindo pro contra-ataque, mas não temeu a seleção. Agora... o juiz vai levar o holofote. Algumas faltas não dadas, vantagens erradas e o pênalti cavado do Fred prejudicaram a atuação do japoronga.

OS JOGADORES
  • JÚLIO CÉSAR = Sempre senti segurança nele, mas confesso que ele ainda não recuperou a minha confiança depois da última Copa. Fez boas defesas, mas bateu algumas roupas. O lance da falta nele (que teria sido gol da Croácia) lembrou muito o erro contra a Holanda.
  • DANIEL ALVES = Vai receber uma placa "Avenida Daniel Alves". Todo o jogo da Croácia foi do lado dele. Não ajudou em nada e quando apertou no ataque, entregou a defesa que acabou resultando no gol contra. Vai ter que melhorar.
  • THIAGO SILVA = Jogou? Pergunto no bom sentido, porque fez um trabalho limpo e é iso que se espera de um zagueiro.
  • DAVID LUIZ = Mais presente no jogo do que seu companheiro porque arrisca jogadas de ataque (a maioria infrutíferas, lembrando nosso ex-zagueiro Lúcio) e adora uma dividida espalhafatosa.
  • MARCELO = Já falei... não consigo imaginar o que se passou na cabeça dele depois do gol contra. Só sei que ele fez uma coisa certa: ao invés de ficar nervosinho com sempre, ele chamou a torcida para o seu lado, buscando tomar faltas. Vai ter que melhorar também.
  • PAULINHO = Alguma coisa me diz que ele está jogando no sacrifício. Parece preso, com o freio pisado. Saiu pra entrada de HERNANES que poderia ter aproveitado o mau momento dele pra fazer bonito, mas nada acrescentou. Chegou até a fazer uma jogada que quase resultou em gol croata.
  • LUIZ GUSTAVO = Jogou muito. Foi a grande proteção da zaga no meio de campo.
  • OSCAR = Supreendentemente o melhor em campo! Não tem vindo de boas atuação nem pela seleção, nem pelo Chelsea. Ganhou uma sombra com os bons jogos do William, mas vestiu a camisa muito bem na estreia. Jogou DEMAIS. Gol merecido por tudo que fez.
  • HULK = É um jogador-chave para o esquema do Felipão. A gente não entende ou vê sua importância, mas ele está lá fazendo sua parte. Foi substituído por BERNARD erradamente. Talvez ele até tivesse que ter saído (parece que para preservar contusão), mas pra dar o lugar pra outro e não pra esse gnomo com "alegria nas pernas" que eu não aguento mais ouvir.
  • NEYMAR = Esse veste a camisa da seleção como ninguém. Sabe da responsabilidade e não teme. É craque e tem sorte: chutou esquisito e bola entrou; bateu mal o pênalti e a bola entrou também. Saiu pra receber palmas e dar lugar a RAMIRES que foi decisivo pra tranquilidade da seleção. Numa roubada de bola (falta?), deixou para Oscar fazer seu merecido gol. Dupla do Chelsea mandando bem e Ramires pedindo vaga de titular.
  • FRED = Além da cavada ridícula... alguém viu? Por que não foi substituído?

CONCLUSÃO
Não foi fácil e nem vai ser. Foi bom, mas falta aquele jogo que mostra que temos alguma chance de enfrentar a pedreira que vem por aí.

Nenhum comentário: