terça-feira, 24 de junho de 2014

Despedidas


Que despedida melancólica da Inglaterra (e de Gerrard)... time reserva, cumprindo tabela para o Príncipe Harry ver, poucos lances inspiração zero... e a Costa Rica jogando na boa, só se expondo quando precisava e poupando jogadores. Sei não.. acho que a seleção inglesa precisa de um longo planejamento. Já a Costa Rica precisa continuar estudando e trabalhando forte para as próximas disputas. Já está fazendo uma campanha histórica, mas não parece estar satisfeita: quer mais!


Que despedida tensa da Itália (e de Pirlo)... as duas seleções precisavam vencer e fizeram um jogo pegado, amarrado, com pouca técnica, porém muita garra. Bons lances dos dois lados até que o italiano Marchisio foi expulso. Não pense que os italianos pararam, porque ainda tiveram grandes chances, mas o jogo ficou bem melhor para os contra-ataques do Uruguai. E num escanteio, veio o gol de cabeça/ombro/costas fatal que colocou o fantasma uruguaio de novo na competição. Na última Copa, o Uruguai também fez jogos dramáticos, mas o futebol era melhor. Agora passa para a próxima fase no coração e na raça. Enquanto isso, os italianos já começaram a renovação do futebol deles com a demissão do técnico Prandelli e do presidente da federação. Outro que precisa se renovar é Balotelli porque não jogou nada mais uma vez.


Que despedida honrada do Japão... mesmo tomando uma chinelada, teve as melhores oportunidades da partida (Ospina fechou o gol colombiano), só não souberam aproveitá-las. Lutaram até o final, mas foi a Colômbia que conseguiu fazer os gols. Aliás, os colombianos pareciam estar controlando a partida, deixando o Japão jogar para matá-lo em contra-ataques cheios de habilidade e golaços. Ainda homenagearam o goleiro Mondragón, permitindo sua entrada para se tornar o jogador mais velho a participar de uma Copa.


Que despedida épica da Costa do Marfim... parecia meio desinteressada no início do jogo, talvez achando que ia ganhar fácil, mas foi deixando espaços pra Grécia fazer sua melhor partida até agora. Os gregos botaram duas bolas na trave e fizeram um gol que assustou os marfinenses. Só no meio do segundo tempo com seus principais jogadores chamando a responsabilidade é que a Costa do Marfim conseguiu um empate. Os erros dos africanos e a garra grega pareciam dizer que o empate em 1 a 1 não seria o resultado final. Os africanos quase chegaram lá na habilidade, mas os gregos eram a famosa "água mole em pedra dura tanto bate até que fura". Um pênalti e uma classificação histórica da Grécia.


Grécia pegando a vaga no fim... Costa Rica em primeiro e Uruguai em segundo... minhas previsões desses grupos foram totalmente erradas! Tá... a Colômbia passou em primeiro e eu cheguei a dizer que existia uma possibilidade do Uruguai pegar a segunda vaga, mas não podia imaginar que seria dessa forma! Apostei no futebol europeu e dancei. Esqueci que os europeus não conseguem vencer campeonatos mundiais fora da Europa, mas também não dava pra prever uma campanha tão pífia. Os campeonatos europeus são os melhores e mais ricos do mundo. Neles estão os melhores jogadores e grande parte deles são das Américas, ou seja, quantidade E qualidade está por aqui. Taticamente os europeus podem até ser melhores, mas se as seleções daqui forem bem treinadas (e muitas vezes por técnicos europeus) não tem pra ninguém. Por isso, acho que não é só o clima (como Itália e Inglaterra reclama/reclamaram tanto) que está fazendo esse estrago nas seleções europeias, mas uma evolução natural do futebol.

E mais oitavas definidas: Colômbia X Uruguai e Costa Rica X Grécia. Um clássico sulamericano e um jogo histórico! Cá pra nós... Colômbia e Costa Rica me parecem bem encaminhadas se considerarmos o futebol que foi apresentado até agora. No entanto, se também colocarmos a carga de garra, raça e drama que Uruguai e Grécia depositaram nessa última rodada, dá pra esperar dois jogos bem disputados. Esperem faíscas e catimbas entre uruguaios (que mordem!) e colombianos. Vale a ressalva que ou Costa Rica ou Grécia passarão para as quartas, significando a melhor campanha desses países na história! Que Copa!

Nenhum comentário: